O gestor público é o profissional responsável pela gestão das empresas e instituições públicas. Com o papel importante de executar e defender os interesses da sociedade dentro das suas decisões, o gestor público deve formular e implementar políticas públicas de gestão com o pensamento no bem-estar coletivo.

Independente do órgão, empresa ou instituições públicas que o gestor atue, ele deve buscar desenvolver qualidades que o ajudarão a gerir e executar suas tarefas em alta performance.

Com esse pensamento, veremos a seguir três qualidades que um bom gestor público deve ter segundo os líderes da Afinco, empresa com 25 anos de experiência com municípios, empresas e funcionários do setor público.

Vamos a elas.

1. Abertura para o diálogo

Ter uma boa comunicação e abertura para dialogar com todos que estão à sua volta faz o gestor público ter mais eficiência no seu trabalho, evitando que os processos se percam por falha de comunicação entre a equipe.

2. Prudência na realização de gastos

Uma das principais qualidades para o gestor público é saber lidar com os gastos dentro da administração. O cuidado com o patrimônio público dentro da gestão deve ter o olhar de prudência, cautela e responsabilidade.

Com isso, um bom gestor público deve conhecer a economia brasileira, os princípios de finanças, contabilidade, orçamento público e as respectivas legislações para uma melhor aplicabilidade dentro da sua gestão.

3. Transparência dos atos da gestão

Por último, o gestor público deve possuir como habilidade a transparência em todos os atos praticados na sua gestão.

Fale conosco para uma consultoria especializada sobre gestão pública. Atuamos com uma consultoria personalizada em gestão pública, com os seguintes serviços:

  • Elaboração/Revisão da Lei de Estrutura, Plano de Cargos e Estatutos;
  • Elaboração/Revisão do Regimento Interno da Prefeitura;
  • Consultoria na área de pessoal;
  • Consultoria em processos de concessão e permissão de serviços e bens públicos;
  • Consultoria na formalização de pactos destinados à subvenção social;
  • Treinamento de fiscais, gestores e analistas de prestações de contas.

Ademais, tratando-se de Planejamento, Orçamento e Gestão Financeira, visando auxiliar os gestores públicos a proporcionar diferencial nas ações a serem desenvolvidas, a AFINCO CONSULTORIA traz a modernização através do planejamento e incremento de recursos financeiros, humanos e materiais na gestão pública. Vejamos os serviços realizados:

  • Elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA);
  • Assessoria nas alterações orçamentárias;
  • Elaboração de minutas de projetos de Lei e Decretos;
  • Avaliação do Equilíbrio Fiscal Municipal;
  • Avaliação do Equilíbrio Financeiro versus Equilíbrio Orçamentário Municipal;
  • Avaliação do Equilíbrio Orçamentário.

Somos a AFINCO CONSULTORIA, referência em consultoria e assessoria desde sua fundação, em 1996. Atuamos na gestão de organizações públicas e privadas, oferecendo um serviço de excelência e soluções que ultrapassam os aspectos técnicos.